O que são links internos?
Links internos são hiperlinks que apontam para (destino) o mesmo domínio que o domínio em que o link existe (origem). Em termos leigos, um link interno é aquele que aponta para outra página no mesmo site.Amostra de código
Formato ideal
Use palavras-chave descritivas no texto âncora que dêem uma ideia do tópico ou palavras-chave que a página de origem está tentando segmentar.
O que é um Link Interno?
Links internos são links que vão de uma página em um domínio para uma página diferente no mesmo domínio. Eles são comumente usados na navegação principal.Esses tipos de links são úteis por três motivos:
– Eles permitem que os usuários naveguem em um site. – Eles ajudam a estabelecer hierarquia de informações para um determinado site. – Eles ajudam a espalhar o valor do link (poder de classificação) em torno dos sites.
Prática recomendada de SEO
Os links internos são mais úteis para estabelecer a arquitetura do site e divulgar a equidade dos links (os URLs também são essenciais). Por esse motivo, esta seção trata da construção de uma arquitetura de site amigável para SEO com links internos.Em uma página individual, os mecanismos de pesquisa precisam ver o conteúdo para listar as páginas em seus enormes índices baseados em palavras-chave. Eles também precisam ter acesso a uma estrutura de links rastreáveis - uma estrutura que permite que os spiders naveguem pelos caminhos de um site – para encontrar todas as páginas de um site. Centenas de milhares de sites cometem o erro crítico de ocultar ou enterrar sua navegação de link principal de maneiras que os mecanismos de pesquisa não podem acessar. Isso dificulta sua capacidade de obter páginas listadas nos índices dos mecanismos de pesquisa. Abaixo está uma ilustração de como esse problema pode acontecer:
No exemplo acima, a aranha colorida do Google chegou à página “A” e vê links internos para as páginas “B” e “E. ” Por mais importantes que sejam as páginas C e D para o site, o spider não tem como alcançá-las – ou mesmo saber que elas existem – porque nenhum link direto e rastreável aponta para essas páginas. No que diz respeito ao Google, essas páginas basicamente não Não existe conteúdo excelente, agência de seo boa segmentação por palavras-chave e marketing inteligente não fazem diferença alguma se os spiders não puderem alcançar essas páginas em primeiro lugar.
A estrutura ideal para um site seria semelhante a uma pirâmide (onde o grande ponto no topo é a página inicial):
Esta estrutura tem a quantidade mínima de links possível entre a página inicial e qualquer página. Isso é útil porque permite que o valor do link (poder de classificação) flua por todo o site, aumentando assim o potencial de classificação para cada página. Essa estrutura é comum em muitos sites de alto desempenho (como Amazon.com) na forma de sistemas de categorias e subcategorias.
Mas como isso é realizado? A melhor maneira de fazer isso é com links internos e estruturas de URL suplementares. Por exemplo, eles vinculam internamente a uma página localizada em http://www.example.com/mammals… com o texto âncora “cats”. Abaixo está o formato para um link interno formatado corretamente. Imagine que este link está no domínio jonwye.com.
Na ilustração acima, a tag “a” indica o início de um link. As tags de link podem conter imagens, texto ou outros objetos, todos os quais fornecem uma área “clicável” na página que os usuários podem envolver para mover para outra página. Este é o conceito original da Internet: “hiperlinks”. O local de referência do link informa ao navegador – e aos mecanismos de pesquisa – para onde o link aponta. Neste exemplo, a URL http://www.jonwye.com é referenciada. Em seguida, a parte visível do link para os visitantes, chamada de “texto âncora” no mundo do SEO, descreve a página para a qual o link está apontando. Neste exemplo, a página apontada é sobre cintos personalizados feitos por um homem chamado Jon Wye, então o link usa o texto âncora “Cintos personalizados de Jon Wye”. A tag fecha o link, para que os elementos posteriores na página não tenham o atributo link aplicado a eles.
Este é o formato mais básico de um link e é eminentemente compreensível para os motores de busca. Os spiders do mecanismo de pesquisa sabem que devem adicionar esse link ao gráfico de links do mecanismo da web, usá-lo para calcular variáveis independentes de consulta (como MozRank) e segui-lo para indexar o conteúdo da página referenciada.
Abaixo estão alguns motivos comuns pelos quais as páginas podem não ser acessíveis e, portanto, podem não ser indexadas.
Links em formulários obrigatórios para envio
Os formulários podem incluir elementos tão básicos quanto um menu suspenso ou elementos tão complexos quanto uma pesquisa completa. Em ambos os casos, os spiders de pesquisa não tentarão “enviar” formulários e, portanto, qualquer conteúdo ou links que seriam acessíveis por meio de um formulário são invisíveis para os mecanismos.
Links acessíveis apenas por meio de caixas de pesquisa internas
As aranhas não tentarão realizar pesquisas para encontrar conteúdo e, portanto, estima-se que milhões de páginas estejam ocultas atrás de paredes internas da caixa de pesquisa completamente inacessíveis.
Links em Javascript não analisável
Links construídos usando Javascript podem ser não rastreáveis ou desvalorizados em peso, dependendo de sua implementação. Por esta razão, recomenda-se que links HTML padrão sejam usados em vez de links baseados em Javascript em qualquer página onde o tráfego referido pelo mecanismo de pesquisa seja importante.
Links em Flash, Java ou outros plug-ins
Quaisquer links incorporados no Flash, applets Java e outros plug-ins geralmente são inacessíveis aos mecanismos de pesquisa.
Links que apontam para páginas bloqueadas pela tag Meta Robots ou Robots.txt
A tag Meta Robots e o arquivo robots.txt permitem que o proprietário do site restrinja o acesso do spider a uma página.
Links em páginas com centenas ou milhares de links
Todos os mecanismos de pesquisa têm um limite aproximado de rastreamento de 150 links por página antes que possam parar de rastrear páginas adicionais vinculadas à página original. Esse limite é um pouco flexível, e páginas particularmente importantes podem ter mais de 200 ou até 250 links seguidos, mas na prática geral, é aconselhável limitar o número de links em qualquer página a 150 ou arriscar perder a capacidade de ter páginas adicionais rastreadas.
Links em Frames ou I-Frames
Tecnicamente, links em frames e I-Frames são rastreáveis, mas ambos apresentam problemas estruturais para os mecanismos em termos de organização e acompanhamento. Apenas usuários avançados com uma boa compreensão técnica de como os mecanismos de pesquisa indexam e seguem links em frames devem usar esses elementos em combinação com links internos.
Ao evitar essas armadilhas, um webmaster pode ter links HTML limpos e rastreáveis que permitirão aos spiders acesso fácil às suas páginas de conteúdo. Os links podem ter atributos adicionais aplicados a eles, mas os mecanismos ignoram quase todos eles, com a importante exceção da tag rel=”nofollow”.
Quer ter uma visão rápida da indexação do seu site? Use uma ferramenta como Moz Pro, Link Explorer ou Screaming Frog para executar um rastreamento de site. Em seguida, compare o número de páginas que o rastreamento gerou com o número de páginas listadas quando você executa um site:pesquisa no Google.
Rel=”nofollow” pode ser usado com a seguinte sintaxe:
no siga este link
Neste exemplo, ao adicionar o atributo rel=”nofollow” à tag do link, o webmaster está dizendo aos mecanismos de pesquisa que eles não querem que esse link seja interpretado como um “voto editorial” normal. ” Nofollow surgiu como um método para ajudar a parar comentários automatizados de blog, livro de visitas e spam de injeção de link, mas se transformou ao longo do tempo em uma maneira de dizer aos mecanismos para descontar qualquer valor de link que normalmente seria passado. Links marcados com nofollow são interpretados ligeiramente diferente por cada um dos motores.
perguntas frequentes
O que é link interno versus link externo?Muito simplesmente, a vinculação interna ocorre quando um site vincula a outras URLs no mesmo site, enquanto a vinculação externa ocorre quando um site vincula a URLs em um site diferente. Dito de outra forma, os links internos são quando você cria links para suas próprias páginas, enquanto os links externos apontam para páginas em outros domínios.
Por que os links internos são importantes?
Os links internos são importantes porque podem ajudar o Google a entender e classificar melhor seu site. Ao fornecer links ao Google para acompanhar o texto âncora descritivo, você pode indicar ao Google quais páginas do seu site são importantes, bem como sobre o que elas tratam. Links internos também são bons para a experiência do usuário e podem melhorar o engajamento.
Quantos links internos são demais?
Embora não haja uma resposta definitiva sobre quantos links internos em uma página são muitos, o Google indicou que pode rastrear centenas de links por página. Na prática, muitos links nem sempre são bons para a experiência do usuário, e limitar o número de links por página a um número razoável (normalmente cerca de 100 ou menos) pode fornecer benefícios adicionais de SEO.