1. Seu público e setor
Seu setor primário e seu público devem ser a consideração número um por trás de qualquer estratégia viável de SEO.– Em que indústria você trabalha? – Quem são seus principais concorrentes? – Onde seus concorrentes fazem negócios principalmente? – Como seus concorrentes estão executando principalmente sua estratégia de SEO? – Qual é a concorrência mais acirrada?
Essas perguntas e muito mais determinarão seus próximos passos na formação de sua estratégia de SEO e essas várias partes móveis em breve entrarão em foco total à medida que você definir o que fazer a seguir.
2. Pesquisa de palavras-chave

À medida que você define seu público e as normas do setor para SEO, a pesquisa de palavras-chave é necessária para identificar a melhor intenção possível do usuário para buscar e encontrar o que seu público está procurando.Mas, não só isso, o que seu público pesquisa é tão importante quanto como eles pesquisam. Mudanças sutis na pesquisa de palavras-chave podem fazer ou quebrar uma estratégia de SEO.
E é melhor você ter uma compreensão firme das normas em termos de mudanças no mercado do setor, bem como as personas do comprador e como elas afetam a estratégia geral de SEO.
3. Intenção do usuário
A intenção do usuário por trás das palavras-chave é a próxima coisa que é absolutamente vital para o sucesso de qualquer campanha de SEO.Por exemplo, digamos que seu público normalmente pesquisa “widgets que eu quero montar” como ponto de partida principal.
Mas, ao longo de sua pesquisa de palavras-chave, você encontra variações para “widgets à venda”, “Widgets DIY” e “widgets que fazem as coisas”. Cada uma dessas variações resulta em pelo menos um aumento de dez vezes nas pesquisas que levam de volta à sua página de destino.
Seria uma boa ideia integrá-los ao processo geral de SEO, agora, não é?
Se você não tivesse feito essa pesquisa de palavras-chave e feito ajustes com base nas mudanças de mercado no comportamento de pesquisa do público-alvo, provavelmente não teria encontrado essas palavras-chave mais profundas que valessem a pena segmentar.
Está tudo em como você aborda o quão profundo você quer ir na pesquisa de palavras-chave. Quanto mais fundo você for, melhores oportunidades você pode acabar descobrindo.
4. Análise e relatórios

Vamos cair na real. Nada é mais importante para uma campanha de SEO do que relatórios precisos.Se você não pode relatar os resultados que a campanha alcança com precisão, como pode esperar fazer os ajustes precisos que uma campanha de SEO exige?
Vamos também cair na real sobre outra coisa. Alguns setores não exigem ajustes por dia ou mesmo por semana na estratégia de palavras-chave. A maioria das indústrias nem exige ajustes a cada seis meses.
Mas, se você estiver em um setor que muda rapidamente, onde o mercado muda rapidamente, pode ser importante integrar uma tarefa de pesquisa de palavras-chave trimestral ou mesmo bimestral em seu processo de SEO para que você saiba exatamente o que o público está procurando em seguida.
Como isso se encaixa nos relatórios de análise? Quando você atribui palavras-chave e páginas de destino, é fácil ver exatamente quais palavras-chave e páginas de destino são os principais impulsionadores da execução do processo de SEO e de sua estratégia geral de SEO.
Ao fazer isso de forma eficaz, é possível fazer ajustes adequadamente e, eventualmente, encontrar a próxima grande mudança na sua indústria de mercado.
É por isso que é tão importante obter relatórios de análise corretos. Se suas análises relatam que você recebe aproximadamente 6.000 visitas por mês no tráfego de bots, você realmente teve sucesso?
5. SEO para dispositivos móveis
O mobile-first index é o padrão de fato do Google para pesquisa, com foco em sites móveis em seu mobile-first index.É importante observar que isso não exclui a área de trabalho – os sites da área de trabalho ainda terão desempenho nos resultados da pesquisa se forem o melhor resultado para a consulta. Mas, a mudança do Google para o mobile-first significa o início de uma nova era – uma era de resultados de pesquisa simplificados para as massas.
Apenas um aviso e é a opinião deste autor: você pode ficar chocado por eu ter dito isso. Emburrado? Mas eles não deveriam estar ficando mais espertos? Bem, infelizmente, o celular faz parte do menor denominador comum na pesquisa agora.
Os web designers não terão mais grandes telas para criar designs de sites incríveis. Tudo se inclinará para um padrão – iPhone ou Android, e é melhor garantir que tudo funcione bem em ambos, ou então.
Além do meu discurso sobre os males do SEO para dispositivos móveis (peço desculpas), embora seja lamentável que o Google tenha escolhido ir nessa direção, abandonando tudo o que é bonito por alguns aumentos insignificantes nas visitas, esse é um aspecto importante do SEO para acertar.
À medida que o índice móvel do Google cresce além das primeiras ondas, podemos esperar mudanças e atualizações de algoritmos, assim como fizemos com o índice normal.
Agora, sites móveis m-dot (m.domain.com) não são recomendados e devem seguir o caminho do dodo. Além dos principais problemas com conteúdo duplicado, esses tipos de sites para celular também podem apresentar problemas de URL canônico com indexação e muitos outros problemas.
É recomendado por este autor que todos os sites adotem uma prática recomendada de designs responsivos e otimizados para dispositivos móveis no futuro.
O raciocínio por trás disso é que ele dá a todas as versões do seu site uma oportunidade igual de serem indexados e permanecerem competitivos no próximo índice mobile-first.
5b. A próxima atualização do Core Web Vitals do Google
Apenas no caso de você estar morando em uma ilha deserta sem acesso a recursos de SEO por alguns meses, o Google está pronto para lançar sua última atualização de velocidade de página em maio, chamada “Core Web Vitals”.O que, exatamente, são os principais elementos vitais da web?
Trata-se de um conjunto de métricas de velocidade projetadas para ajudar os webmasters a melhorar o desempenho de suas páginas.
As métricas descritas pelos principais elementos vitais da web incluem:
LCP – Largest Contentful Paint – Mede o desempenho de carregamento. FID – Atraso na primeira entrada – Essa métrica analisa a interatividade de uma página da Web. CLS – Mudança de layout cumulativo – Este examina a estabilidade visual da página da web.
Todas essas métricas estarão na frente e no centro da mais recente atualização do Core Web Vitals do Google. Embora não cause necessariamente um caos significativo, é provável que isso mude o foco na velocidade da página de uma reflexão tardia para um ponto integrado de otimização.
Certifique-se de preparar seus sites para a próxima atualização do Core Web Vitals do Google em maio!
6. Rastreamento

O rastreamento é o processo pelo qual os spiders dos mecanismos de pesquisa descobrem seu site.Se a arquitetura do seu site estiver fora de controle, ou se seus links internos estiverem desativados, ou se você nem tiver um arquivo sitemap.xml (que pena), será difícil para os mecanismos de pesquisa rastrearem seu site.
Além disso, grandes problemas com erros 404 no site também podem prejudicar o rastreamento e a indexação.
Outros problemas incluem implementações técnicas que impedem que os spiders rastreiem o site. Uma solução óbvia para a maioria dos profissionais de SEO é garantir que a seguinte linha seja removida do robots.txt:
Não permitir: /
Isso é totalmente diferente da diretiva “disallow: “. Embora a diferença seja sutil, o significado por trás de ambos pode significar a diferença entre o rastreamento bem-sucedido e a indexação do seu site.
A primeira diretiva diz ao seu servidor para não permitir que todos os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site.
O segundo permitirá acesso completo a todos os robôs.
Muito diferente né?
É por isso que é tão importante garantir que seu site seja 100% funcional e rastreável desde o início.
Não espere até que uma auditoria revele que você perdeu uma etapa durante a configuração do seu novo site. Isso vai fazer você parecer bobo.
7. Indexação
A indexação é completamente diferente do rastreamento. Embora essas duas ações estejam relacionadas, elas não são mutuamente exclusivas.Fazer coisas como noindex, nofollow de forma ineficaz afetará a indexação de maneira negativa. Isso é como fazer algo bobo como não incluir um mapa do site.
Embora você possa contornar não ter um mapa do site usando o Fetch as Google no Google Search Console, é simplesmente muito mais fácil e eficiente criar um mapa do site e enviá-lo para o Fetch as Google.
Mais uma situação extremamente ruim inclui a canonização de suas páginas, mas não a identificação de problemas de barra à direita. Esses tipos de problemas podem levar à indexação do dobro ou do triplo da quantidade de páginas que seu site realmente possui, o que interfere nos algoritmos de classificação do Google.
Quando você não consegue indexar corretamente, você pode deixar seções inteiras do seu site não sendo levadas em consideração quando ele for rastreado. Isso também pode levar a grandes problemas de desempenho de classificação como resultado.
É por isso que é tão importante realizar uma auditoria detalhada do site que leve em consideração essas coisas. Porque ao fazer isso, você pode descobrir problemas que podem não ter sido levados em consideração. E esses problemas podem fazer uma grande diferença no desempenho do seu site.
8. SEO técnico

Velocidade do local. Codificação. JavaScript. Marcação de esquema. Esquema JSON-LD. Canonização.O SEO técnico quase sempre traz à mente esses e outros termos relacionados.
Quando algo no lado técnico do SEO está fora de controle, todo o seu site pode sofrer. Aqui estão alguns exemplos.
Digamos que você criou um site que tem tudo certo, mas deixou de fora um pequeno detalhe em um plug-in de canonização.
Ou você criou um grande controle deslizante de página inicial que leva 3 segundos para baixar apenas para o controle deslizante.
Ou você criou uma implementação de esquema em que uma letra estava desativada no nome da empresa em determinada marcação de esquema.
É aqui que os erros em uma implementação de SEO podem ser perigosos e por que as coisas nem sempre são fáceis quando se trata de projetos eficazes de SEO.
À medida que um site fica maior e infinitamente mais complexo, um erro em uma parte da implementação pode realmente afetar outra parte do projeto de SEO.
9. Conteúdo
O conteúdo continua a ser um dos padrões de fato pelos quais os profissionais de SEO adquirem links para ajudar a aumentar as classificações para ajudar a criar fluxos de tráfego para um site. É outro exemplo onde, se não for executado corretamente, o conteúdo pode acabar sendo a ruína da existência de um site (ou autor).Nem todo conteúdo é criado igual. Há conteúdo com spam e conteúdo autoritário não spam. Em geral, se você escrever manualmente seu conteúdo, você estará livre.
Você não precisa prestar atenção a coisas estranhas, como níveis de leitura, complexidade na estrutura das frases ou outras coisas para criar um conteúdo que tenha uma boa classificação. Mas, e este é um grande mas: “apenas crie um ótimo conteúdo” é uma mentira.
É opinião deste autor que um bom conteúdo deve ser criado de tal forma que também se torne viral, que ressoe com seu público e que crie um impacto duradouro nas pessoas tanto que elas vão querer comprar de você. Além disso, essa “viralidade” ajudará você a ganhar links naturais que são críticos para a construção de links.
É sempre possível obter conteúdo desde o início? Não.
Você pode ter todos os bits do processo criados corretamente. O conteúdo é executado corretamente, está bem escrito, a pesquisa de palavras-chave é sólida e mostra-se promissora. Mas, por qualquer motivo, o conteúdo é um fracasso total e desprezível. Duro.
Há coisas que você pode acertar quando se trata de conteúdo. Segmentação por palavras-chave, otimizações na página, meta otimizações, sem erros de digitação, sem erros gramaticais, imagens otimizadas. Mas, por qualquer motivo, o público não gosta do conteúdo.
Nesses casos, nem sempre é uma resposta definitiva sobre o motivo do fracasso do conteúdo.
Você não pode dizer que o conteúdo foi horrível ou ruim quando o conteúdo está bem escrito. Você não pode dizer que o conteúdo fracassou por causa de medidas arbitrárias que são difíceis de quantificar.
Por qualquer motivo, o conteúdo fracassou. E nem sempre é você. Ou seu público. Ou o fato de não ser a hora certa.
Pode ser frustrante quando isso acontece porque sua próxima peça pode explodir as coisas. O importante é continuar a corrigir esse conteúdo independentemente. E então outras coisas podem se encaixar.
10. Links

Novamente? Você vai falar sobre links. Novamente!Os links continuam a ser um importante fator de classificação, quer você goste ou não.
John Mueller, do Google, continuou recentemente a reforçar o ponto de que “um link é um link”.
Não exatamente.
Existem links que são ruins para o Google, de acordo com as Diretrizes para webmasters do Google. Links que são spam por natureza são ruins.
Você não deve adquirir um link se ele deixar uma pegada de spam no perfil do link do seu site.
Os links devem vir de sites de autoridade sem spam e de alta qualidade em seu nicho. Novamente, a palavra-chave aqui é qualidade.
Obter um link ruim de vez em quando não é um grande problema. Onde se torna um grande negócio é quando você faz algo assim repetidamente e satura seu perfil de links com links ruins. Isso pode voltar para assombrá-lo.
A chave para uma boa implementação de perfil de link é garantir que você varie um pouco seu perfil, que nem sempre vá atrás de um tipo de link e que você mantenha uma proporção saudável de tipos de links que você busca.
Eu sei, não é uma situação baseada em prescrição que você pode facilmente dizer “este link é preto e branco, de fato vai ajudar seu site a chegar ao número um no Google”. Não vai acontecer. Mas estas são algumas diretrizes gerais que devem ajudá-lo a apontar na direção certa para as melhores práticas a serem seguidas quando você criar seu próximo perfil de link.
11. O fator SEO mais importante para acertar: Agir
Você pode ter os planos mais bem elaborados do mundo. Você pode ter a melhor e mais incrível ideia de site que existe. Mas, sem tomar medidas para tornar esse site uma realidade, você é apenas mais um perdedor na terra da internet que deseja ficar rico rapidamente e viver o sonho americano.Depois de agir, no entanto, e você tiver esse projeto – então, acerte o restante desses fatores de SEO.
Então você estará juntando esse dinheiro duro e frio. Pode ser. Não posso dar nenhuma garantia quanto a isso.
No caso de você adored esta informação, bem como você deseja obter orientação sobre agência de seo gentilmente ir para o nosso próprio site.